Universidade de Yutah

Robô facilita o acesso ao cérebro humano.

Em abril de 2017, cientistas da Universidade de Utah anunciaram o desenvolvimento de uma broca robótica automatizada para corte de crânios humanos, antes da intervenção humana do cirurgião. O procedimento poderá ser feito em 2,5 minutos, ao passo que a abertura com técnica tradicional demora até 2,5 horas. Trata-se de um novo passo na promissora trajetória da simbiose médico-máquina na sala de cirurgia.

• Antes do procedimento começar, os médicos realizam uma tomografia computadorizada, que mapeia a área de perfuração, a fim de traçar o caminho mais seguro para a ação da broca. A nova técnica tem como benefícios: menor período de internação dos pacientes, menor risco de infecção e menor custo do procedimento.
  • A técnica foi desenvolvida com o objetivo de perfurar crânios, mas também poderá ser utilizada em outras áreas onde o corte ósseo tradicional é um processo longo, trabalhoso e impreciso, como é o caso do quadril.

Sinais de Medicina