Softbank

Softbank criou o maior fundo de private equity do mundo para investimento de risco em empresas de tecnologia, incluindo startups.

Em outubro de 2016, Massayoshi Son, o multibilionário CEO da Softbank, anunciou a criação do Softbank Vision Fund, o maior fundo de private equity do mundo, no valor de US$ 100 bilhões, para investimento de risco no mercado de tecnologia, incluindo startups. O capital de risco se adapta para atender ao mercado de inovação tecnológica.

• A dimensão do Softbank Vision Fund é inédita no universo dos negócios. O segundo maior fundo de private equity do mundo tem patrimônio líquido de US$ 29 bilhões (China State-Owned Capital Venture Investment Fund).
  • Venture capital, hedge funds e private equities são as novas formas de financiamento de risco destinadas a atender o mercado de inovação tecnológica. Por apresentarem riscos mais elevados e diversificados, esses negócios (em especial em seus estágios mais embrionários) têm menos acesso a financiamento através de formas tradicionais, como emissão de ações no mercado de capitais.
  • Conforme anúncio do Softbank de março de 2017, mais de ¾ dos recursos do Softbank Vision Fund serão destinados a aquisição no mercado público (bolsa) ou privado de empresas já constituídas. Apesar da pujança do segmento de startups, a sua dimensão atual não comporta investimentos individuais de grande escala (superiores a US$ 1 bilhão).

Sinais de Negócios