Renda Básica

Países buscam propostas para novo cenário do mercado de trabalho.

Em janeiro de 2017, a Noruega passou a aplicar, em caráter experimental, o programa de Renda Básica (Basic Income Program). Duas mil pessoas, atualmente beneficiárias de seguro desemprego, receberão por dois anos 560 Euros mensais livres de impostos, sem necessidade de reportar o uso do dinheiro. Mesmo que venham a obter emprego, o pagamento não será interrompido. O projeto visa simplificar a burocracia dos programas sociais do governo e testar mecanismos inovadores para enfrentar o desemprego estrutural.

• Outro objetivo é reduzir o índice de desemprego na Noruega, que se situa em 8,8% (novembro de 2016), sendo superior aos da Suécia (7%) e da Finlândia (5,5%).
  • Defensores deste programa afirmam que o fato do seguro desemprego ser descontinuado quando o beneficiário se emprega desestimula a busca por trabalho.
  • O conceito tem sido defendido, no Brasil, pelo deputado Eduardo Suplicy com seu projeto Renda Básica Cidadã.

Sinais de Ação e Impacto Social