Aplicação de aprendizado social e emocional melhora comportamento de alunos em escolas de Nova York.
O 4Rs (reading, writing, respect e resolution) é um programa de Aprendizagem Social e Emocional (Social Emotional Learning). Foi introduzido, experimentalmente, pela ONG Morningside Center, em escolas públicas de Nova York, com foco no desenvolvimento da linguagem para a pré-escola e fundamental I e II. O programa visa melhorar a forma das crianças gerirem sentimentos, assertividade e empatia. A avaliação do 4Rs, que envolveu mais de 1,1 mil alunos ao longo de um período de três anos, demonstrou melhora do comportamento social e redução de sofrimento emocional e condutas problemáticas.
Saiba mais:
- Aprendizagem Social e Emocional visa desenvolver as habilidades sociais e emocionais, tais como perseverança e estabilidade emocional, na busca de resultados sociais positivos. Essas habilidades ajudam as pessoas a melhor traduzir intenções em ações; adequar relações positivas com a família, amigos e comunidade; e evitar o envolvimento em estilos de vida prejudiciais à saúde ou a adoção de comportamentos de risco.
- Além da avaliação de desempenho acadêmico, os estudantes noruegueses de educação primária e secundária participam periodicamente da pesquisa Pupil, que inclui a avaliação de bem-estar social e emocional dos alunos na escola. Os resultados das pesquisas são utilizados para analisar e melhorar o ambiente de aprendizagem nas escolas.