Fundação Telefonica - Vivo

Visões de Futuro +15

Programa 4R

Aplicação de aprendizado social e emocional melhora comportamento de alunos em escolas de Nova York.

O 4Rs (reading, writing, respect e resolution) é um programa de Aprendizagem Social e Emocional (Social Emotional Learning). Foi introduzido, experimentalmente, pela ONG Morningside Center, em escolas públicas de Nova York, com foco no desenvolvimento da linguagem para a pré-escola e fundamental I e II. O programa visa melhorar a forma das crianças gerirem sentimentos, assertividade e empatia. A avaliação do 4Rs, que envolveu mais de 1,1 mil alunos ao longo de um período de três anos, demonstrou melhora do comportamento social e redução de sofrimento emocional e condutas problemáticas.

Saiba mais:

  • Aprendizagem Social e Emocional visa desenvolver as habilidades sociais e emocionais, tais como perseverança e estabilidade emocional, na busca de resultados sociais positivos. Essas habilidades ajudam as pessoas a melhor traduzir intenções em ações; adequar relações positivas com a família, amigos e comunidade; e evitar o envolvimento em estilos de vida prejudiciais à saúde ou a adoção de comportamentos de risco.
  • Além da avaliação de desempenho acadêmico, os estudantes noruegueses de educação primária e secundária participam periodicamente da pesquisa Pupil, que inclui a avaliação de bem-estar social e emocional dos alunos na escola. Os resultados das pesquisas são utilizados para analisar e melhorar o ambiente de aprendizagem nas escolas.

http://www.morningsidecenter.org/4rs-program

Sinais de Ação e Impacto Social