Parker Institute for Cancer Immunotherapy

Novas iniciativas filantrópicas buscam avanço da medicina.

O Parker Institute for Cancer Immunotherapy foi criado em abril de 2016 pelo bilionário Sean Parker, primeiro CEO do Facebook Inc. e co-fundador do Napster Inc., a partir de um investimento de US$ 250 milhões, buscando uma abordagem inovadora para promover o avanço da pesquisa médica.

• Parker defende que os cientistas trabalhem numa plataforma de cooperação, dentro de um esquema de licença compartilhada, e não competindo entre eles por publicações científicas. Os ingressos decorrentes do sucesso dos projetos de pesquisa serão distribuídos por todos os cientistas participantes, ainda que a parcela maior será destinada àqueles que foram responsáveis diretos pelas descobertas. O esquema proposto é significativamente diferente de como funciona a pesquisa médica atualmente.
  • Em abril de 2016, o CEO do Citigroup Inc., Sandy Weill e sua esposa Joan, doaram à University of California – San Francisco (EUA) US$ 185 milhões para pesquisa em neurociências. Em 2015, o cofundador da Nike, Phil Knight doou US$ 500 milhões para a Oregon Health & Science University (EUA) para o recrutamento de centenas de cientistas de outras instituições, visando concentrar esforços na detecção precoce do câncer. Bilionários nos Estados Unidos têm destinado recursos crescentes para as pesquisas em medicina, que atualmente dependem, em sua grande maioria, de recursos públicos do governo.
  • A Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo IDIS e lançada em 2016, identificou a Saúde como sendo a causa que mais sensibiliza a população brasileira.

Sinais de Ação e Impacto Social