OpenBazaar.org

O projeto OpenBazaar é um software de código aberto para criar uma rede descentralizada que permite que as pessoas negociem entre si diretamente on-line, usando bitcoin, sem pagar taxas dos vendedores e sem restrições.Trata-se de uma nova abordagem para o comércio online, com autonomia total dos usuários (compradores e vendedores).
A ideia surgiu, em abril de 2014, num evento hacker em Toronto, quando o programador e entusiasta do Bitcoin Amir Taaki e outros desenvolvedores criaram o protótipo intitulado “DarkMarket”. O DarkMarket foi desenvolvido como uma prova de conceito em resposta à apreensão do mercado online Silk Road. Logo após, o desenvolvedor Brian Hoffman reconfigurou o projeto e o renomeou para “OpenBazaar”.

Impacto: o bitcoin é a prova de conceito da tecnologia blockchain (é um tipo de banco de dados distribuído que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação), que se ganhar adesão suficiente das pessoas e das instituições poderá provocar uma desintermediação financeira exponencial na economia com impacto direto no setor financeiro (ex: bancos) e no comércio (ex: varejo), uma vez que as transações passam a ser autenticadas em um único repositório (ledger).

Sinais de Trabalho e Empreendedorismo