ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura

O investimento em infraestrutura e inovação são impulsionadores cruciais do crescimento econômico e do desenvolvimento. Com mais da metade da população mundial vivendo em cidades, o transporte e as energias renováveis estão se tornando cada vez mais importantes, bem como as novas indústrias e tecnologias de informação e comunicação.

O progresso tecnológico também é fundamental para encontrar soluções duradouras para os desafios econômicos e ambientais, como o fornecimento de novos empregos e a promoção da eficiência da energia. Promover as indústrias sustentáveis e investir na pesquisa científica e na inovação são formas importantes de facilitar o desenvolvimento sustentável.

Mais de 4 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à internet e 90% pertencem aos países em desenvolvimento. A ponte sobre esta divisão digital é crucial para assegurar a igualdade de acesso à informação e ao conhecimento, bem como promover a inovação e o empreendedorismo.

Sinais de Sem categoria