ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico

ODS 8 – Emprego Digno e Crescimento Econômico

Ao longo dos últimos 25 anos o número de trabalhadores que vivem em extrema pobreza diminuiu drasticamente, apesar do impacto duradouro da crise econômica de 2008 e da recessão global. Nos países em desenvolvimento, a classe média agora representa mais de 34% do emprego total (um número que quase triplicou entre 1991 e 2015).

No entanto, à medida que a economia global continua a se recuperar, estamos vendo um crescimento mais lento, ampliação as desigualdades e uma queda de oferta de empregos para acompanhar uma força de trabalho crescente. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, mais de 204 milhões de pessoas estavam desempregadas em 2015.

Os ODS promovem o crescimento econômico sustentado, níveis mais altos de produtividade e inovação tecnológica. Incentivar o empreendedorismo e a criação de emprego são fundamentais para isso, assim como medidas efetivas para erradicar o trabalho forçado, a escravidão e o tráfico de seres humanos. Com estes objetivos em mente, a meta é alcançar empregos formais e produtivos e um trabalho decente para todas as mulheres e homens até 2030.