ODS 6 – Água Limpa e Saneamento

ODS 6 – Água Limpa e Saneamento

Violência e exploração sexual, desigualdade no acesso e à remuneração no mercado de trabalho, divisão desigual do cuidado não remunerado e do trabalho doméstico, e a discriminação no cargo público, permanecem enormes barreiras à igualdade de gênero.

Erradicar todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas não é apenas um direito humano básico, mas é também crucial para acelerar o desenvolvimento sustentável. Foi comprovado que a capacitação de mulheres e meninas tem um efeito multiplicador e ajuda a gerar crescimento e desenvolvimento econômico em geral.

Os ODS têm como objetivo garantir o fim da discriminação contra mulheres e meninas em todos os lugares até 2030. Dar à mulher direitos iguais aos recursos econômicos, como terra e propriedade, são metas vitais para a realização desse objetivo assim como garantir o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva. Hoje, há mais mulheres em cargos públicos do que nunca, mas incentivar as mulheres a serem líderes irá ajudar a fortalecer políticas e legislação para uma maior igualdade de gênero.