Fundação Telefonica - Vivo

Visões de Futuro +15

ODS 4 – Educação de qualidade

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 4 – Educação de qualidade

O progresso da educação de qualidade tem sido difícil em algumas regiões em desenvolvimento devido a altos níveis de pobreza, conflitos armados e outras gravidades. Na Ásia Ocidental e no Norte da África, o conflito armado em curso tem aumentado o número de crianças fora da escola. Esta é uma tendência preocupante. Enquanto a África subsaariana teve um grande progresso na matrícula do ensino primário em todas as regiões em desenvolvimento (de 52% em 1990, até 78% em 2012) ainda existem grandes disparidades.

Crianças dos lares mais pobres têm quatro vezes mais probabilidades de estarem fora da escola do que as crianças dos lares mais ricos. As disparidades entre áreas rurais e urbanas também permanecem altas.

Alcançar uma educação inclusiva e de qualidade para todos reafirma a crença de que a educação é um dos veículos mais poderosos para o desenvolvimento sustentável. Este objetivo busca garantir que todas as crianças completem a educação primária e secundária gratuita até 2030. Também pretende proporcionar acesso a formação profissional de custo razoável, para eliminar disparidades de gênero e riqueza, e alcançar o acesso universal a um ensino superior de qualidade.

http://www.estrategiaods.org.br/os-ods/ods4/

Movimentos Relacionados

Sinais de Sem categoria