ODS 3 – Boa Saúde e Bem-estar

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 3 – Boa Saúde e Bem-estar

Todos os anos mais de 6 milhões de crianças ainda morrem antes de seu quinto aniversário. 16.000 crianças morrem a cada dia de doenças evitáveis, como o sarampo e a tuberculose. Todos os dias, centenas de mulheres morrem durante a gravidez ou de complicações durante o parto. Em áreas rurais, apenas 56% dos partos são atendidos por profissionais qualificados. A AIDS é agora a principal causa de morte entre adolescentes na África subsaariana, uma região ainda gravemente devastada pela epidemia de HIV.

Essas mortes podem ser evitadas através de prevenção e tratamento, educação, campanhas de imunização e cuidados de saúde sexual e reprodutiva. Os ODS comprometem-se a acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e outras doenças transmissíveis até 2030. O objetivo é alcançar cobertura de saúde universal e dar acesso a medicamentos e vacinas seguras. Apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de vacinas é parte essencial desse processo.

Sinais de Sem categoria