ODS 3 – Boa Saúde e Bem-estar

ODS 3 – Boa Saúde e Bem-estar

Todos os anos mais de 6 milhões de crianças ainda morrem antes de seu quinto aniversário. 16.000 crianças morrem a cada dia de doenças evitáveis, como o sarampo e a tuberculose. Todos os dias, centenas de mulheres morrem durante a gravidez ou de complicações durante o parto. Em áreas rurais, apenas 56% dos partos são atendidos por profissionais qualificados. A AIDS é agora a principal causa de morte entre adolescentes na África subsaariana, uma região ainda gravemente devastada pela epidemia de HIV.

Essas mortes podem ser evitadas através de prevenção e tratamento, educação, campanhas de imunização e cuidados de saúde sexual e reprodutiva. Os ODS comprometem-se a acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e outras doenças transmissíveis até 2030. O objetivo é alcançar cobertura de saúde universal e dar acesso a medicamentos e vacinas seguras. Apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de vacinas é parte essencial desse processo.