ODS 2 – Fome Zero

ODS 2 – Fome Zero

O rápido crescimento econômico e o aumento da produtividade agrícola nas últimas duas décadas viram o número de pessoas desnutridas cair pela metade. Ásia Central e Oriental, América Latina e Caribe, fizeram grandes progressos na erradicação da fome extrema.

Não obstante, a fome extrema e a má nutrição continuam a ser uma grande barreira ao desenvolvimento de muitos países. Estima-se que 795 milhões de pessoas estejam cronicamente desnutridas desde 2014, muitas vezes como consequência direta da degradação ambiental, da seca e da perda de biodiversidade. Mais de 90 milhões de crianças menores de cinco anos estão perigosamente abaixo do peso. Uma pessoa em cada quatro ainda passa fome na África.

Os ODS pretendem acabar com todas as formas de fome e desnutrição, assegurando que todas as pessoas (especialmente as crianças) tenham acesso a alimentos suficientes e nutritivos durante todo o ano até 2030. Isso envolve a promoção de práticas agrícolas sustentáveis: apoio a pequenos agricultores e igualdade de acesso à terra, à tecnologia e aos mercados. Também requer cooperação internacional para assegurar o investimento em infraestrutura e tecnologia para melhoria da produtividade agrícola.