ODS 2 – Fome Zero

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 2 – Fome Zero

O rápido crescimento econômico e o aumento da produtividade agrícola nas últimas duas décadas viram o número de pessoas desnutridas cair pela metade. Ásia Central e Oriental, América Latina e Caribe, fizeram grandes progressos na erradicação da fome extrema.

Não obstante, a fome extrema e a má nutrição continuam a ser uma grande barreira ao desenvolvimento de muitos países. Estima-se que 795 milhões de pessoas estejam cronicamente desnutridas desde 2014, muitas vezes como consequência direta da degradação ambiental, da seca e da perda de biodiversidade. Mais de 90 milhões de crianças menores de cinco anos estão perigosamente abaixo do peso. Uma pessoa em cada quatro ainda passa fome na África.

Os ODS pretendem acabar com todas as formas de fome e desnutrição, assegurando que todas as pessoas (especialmente as crianças) tenham acesso a alimentos suficientes e nutritivos durante todo o ano até 2030. Isso envolve a promoção de práticas agrícolas sustentáveis: apoio a pequenos agricultores e igualdade de acesso à terra, à tecnologia e aos mercados. Também requer cooperação internacional para assegurar o investimento em infraestrutura e tecnologia para melhoria da produtividade agrícola.

Sinais de Sem categoria