ODS 17 – Parcerias em Prol das Metas

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 17 – Parcerias em Prol das Metas

Os ODS só podem ser implantados por meio de fortes parcerias e cooperação global. Enquanto a assistência oficial ao desenvolvimento dos países desenvolvidos aumentou 66% entre 2000 e 2014, as crises humanitárias provocadas por conflitos ou desastres naturais continuam a exigir mais recursos financeiros. Muitos países também requerem assistência oficial ao desenvolvimento para incentivo ao crescimento e comércio.

O mundo de hoje está mais interligado do que nunca. Melhorar o acesso à tecnologia e ao conhecimento é uma maneira importante de compartilhar ideias e promover a inovação. As políticas de coordenação para ajudar os países em desenvolvimento no gerenciamento de suas dívidas, bem como a promoção do investimento para os menos desenvolvidos, são vitais para alcance do crescimento e do desenvolvimento sustentáveis.

Os objetivos visam reforçar a cooperação Norte-Sul e Sul-Sul, apoiando os planos nacionais para alcançar todos os objetivos. Promover o comércio internacional e ajudar os países em desenvolvimento a aumentar suas exportações permitirão o alcance de um sistema de comércio universal de leis justas, aberto e benéfico a todos.

Sinais de Sem categoria