ODS 16 – Paz, Injustiça e Instituições Fortes

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 16 – Paz, Injustiça e Instituições Fortes

Sem paz, estabilidade, direitos humanos e governança efetiva, com base no Estado de Direito, não podemos esperar um desenvolvimento sustentável. Vivemos em um mundo cada vez mais dividido. Algumas regiões gozam de níveis sustentados de paz, segurança e prosperidade, enquanto outras caem em ciclos de conflitos e violência aparentemente intermináveis. Isso não é inevitável e deve ser abordado.

Altos níveis de violência armada e insegurança têm um impacto destrutivo no desenvolvimento de um país, afetando o crescimento econômico e muitas vezes resultando em complexidades que podem durar por gerações. A violência sexual, o crime, a exploração e a tortura também são prevalentes quando há conflito ou ausência de lei, e os países devem tomar medidas para proteger os mais vulneráveis.

Os ODS visam reduzir significativamente todas as formas de violência e trabalhar com governos e comunidades para encontrar soluções duradouras para conflitos e inseguranças. O fortalecimento do Estado de Direito e a promoção dos direitos humanos são fundamentais para esse processo, assim como a redução do fluxo de armas ilícitas e o fortalecimento da participação dos países em desenvolvimento nas instituições de governança global.

Sinais de Sem categoria