ODS 14 – Vida Debaixo D’agua

ODS 14 – Vida Debaixo D’agua

Os oceanos direcionam os sistemas globais que tornam a Terra habitável para a humanidade. Mais de 3 bilhões de pessoas dependem da biodiversidade marinha e costeira para seus meios de subsistência. A forma como administramos este recurso vital é essencial inclusive para equilíbrio dos efeitos das mudanças climáticas.

Os oceanos também absorvem cerca de 30% do dióxido de carbono produzido pelos humanos, e estamos vendo um aumento de 26% na sua acidificação desde o início da revolução industrial. A poluição marinha, proveniente principalmente de fontes terrestres, está atingindo níveis alarmantes com uma média de 13.000 peças de lixo plástico encontradas por cada quilômetro quadrado de oceano.

Os ODS visam gerenciar e proteger de forma sustentável os ecossistemas marinhos e costeiros da poluição, bem como abordar os impactos da acidificação dos oceanos. Melhorar a conservação e o uso sustentável de recursos oceânicos através do direito internacional também ajudará a mitigar alguns dos desafios enfrentados pelos nossos oceanos.