O que são os ODS?
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.
Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.
Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.
ODS 13 – Combate às Alterações Climáticas
Não há nenhum país no mundo que não esteja experimentando os efeitos drásticos das mudanças climáticas. As emissões de gases com efeito de estufa continuam a aumentar e agora são 50% maiores que em 1990. Além disso, o aquecimento global está causando mudanças duradouras em nosso sistema climático, o que ameaça consequências irreversíveis se não agimos agora.
As perdas médias anuais com terremotos, tsunamis, ciclones tropicais e inundações totalizam centenas de bilhões de dólares, exigindo um investimento de US$ 6 bilhões anuais em gerenciamento de riscos de desastres naturais. Este objetivo visa mobilizar US$ 100 bilhões anualmente até 2020 para atender às necessidades dos países em desenvolvimento e ajudar a mitigar os desastres climáticos.