ODS 10 – Redução das Desigualdades

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 10 – Redução das Desigualdades

A desigualdade de renda é problemática que está em alta. Os 10% mais ricos ganham até 40% da renda global. Os 10% mais pobres ganham apenas entre 2 a 7% renda global. Nos países em desenvolvimento a desigualdade aumentou 11% se considerarmos o crescimento da população.

Essas disparidades crescentes exigem a adoção de políticas sólidas para empoderar o percentil inferior e promover a inclusão econômica de todos, independentemente do sexo, raça ou etnia.

A desigualdade de renda é um problema global que requer soluções globais. Isso envolve a melhoria da regulamentação e monitoramento de mercados e instituições financeiras, incentivando a assistência ao desenvolvimento e o investimento estrangeiro direto para regiões onde a necessidade é maior. Facilitar a migração segura e a mobilidade das pessoas também é fundamental para superar a crescente divisão.

Sinais de Sem categoria