ODS 10 – Redução das Desigualdades

ODS 10 – Redução das Desigualdades

A desigualdade de renda é problemática que está em alta. Os 10% mais ricos ganham até 40% da renda global. Os 10% mais pobres ganham apenas entre 2 a 7% renda global. Nos países em desenvolvimento a desigualdade aumentou 11% se considerarmos o crescimento da população.

Essas disparidades crescentes exigem a adoção de políticas sólidas para empoderar o percentil inferior e promover a inclusão econômica de todos, independentemente do sexo, raça ou etnia.

A desigualdade de renda é um problema global que requer soluções globais. Isso envolve a melhoria da regulamentação e monitoramento de mercados e instituições financeiras, incentivando a assistência ao desenvolvimento e o investimento estrangeiro direto para regiões onde a necessidade é maior. Facilitar a migração segura e a mobilidade das pessoas também é fundamental para superar a crescente divisão.