ODS 1 – Erradicação da Pobreza

ODS 1 – Erradicação da Pobreza

Erradicar a pobreza em todas as suas formas continua a ser um dos maiores desafios da humanidade. Embora o número de pessoas que vivem em extrema pobreza tenha se reduzido pela metade entre 1990 e 2015 (de 1,9 bilhão para 836 milhões), mais de 800 milhões de pessoas vivem com menos de US$ 1,25 por dia, muitos sem acesso a alimentos adequados, água potável e saneamento.

O rápido crescimento econômico de países como China e Índia, por exemplo, tirou milhões da pobreza, mas desencadeou efeitos negativos no desenvolvimento humano. As mulheres são mais propensas a viverem na pobreza do que os homens devido ao acesso desigual ao trabalho remunerado, à educação e à propriedade. O desenvolvimento também tem sido limitado em outras regiões, como o sul da Ásia e a África subsaariana, que representam 80% daqueles que vivem em extrema pobreza no mundo.

Os ODS buscam erradicar todas as formas e dimensões da pobreza até 2030. Para tanto é necessário focar nas populações mais vulneráveis, no aumento do acesso à recursos e serviços básicos, e no apoio a comunidades afetadas por conflitos, mudanças climáticas e desastres.