ODS 1 – Erradicação da Pobreza

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. São uma chamada universal para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Os 17 objetivos baseiam-se nos sucessos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e incluem novas áreas como mudanças climáticas, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. São interconectados, ou seja, a chave para o sucesso de um objetivo envolve abordar questões associadas a outros.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para fazer hoje as escolhas corretas para melhorar a vida, de forma sustentável, das gerações futuras. Eles fornecem diretrizes e metas claras para que todos os países as adotem de acordo com suas próprias prioridades e com os desafios ambientais mundiais.

ODS 1 – Erradicação da Pobreza

Erradicar a pobreza em todas as suas formas continua a ser um dos maiores desafios da humanidade. Embora o número de pessoas que vivem em extrema pobreza tenha se reduzido pela metade entre 1990 e 2015 (de 1,9 bilhão para 836 milhões), mais de 800 milhões de pessoas vivem com menos de US$ 1,25 por dia, muitos sem acesso a alimentos adequados, água potável e saneamento.

O rápido crescimento econômico de países como China e Índia, por exemplo, tirou milhões da pobreza, mas desencadeou efeitos negativos no desenvolvimento humano. As mulheres são mais propensas a viverem na pobreza do que os homens devido ao acesso desigual ao trabalho remunerado, à educação e à propriedade. O desenvolvimento também tem sido limitado em outras regiões, como o sul da Ásia e a África subsaariana, que representam 80% daqueles que vivem em extrema pobreza no mundo.

Os ODS buscam erradicar todas as formas e dimensões da pobreza até 2030. Para tanto é necessário focar nas populações mais vulneráveis, no aumento do acesso à recursos e serviços básicos, e no apoio a comunidades afetadas por conflitos, mudanças climáticas e desastres.

Sinais de Sem categoria