Nova Lei de Vigilância no Reino Unido

A vigilância digital dos governos se choca com o direito à privacidade dos cidadãos.

A nova Lei de Poderes de Investigação foi aprovada no Reino Unido em novembro de 2016. Ela definiu amplos poderes para que agências de inteligência e autoridades legislativas conduzam vigilância online e invadam dispositivos considerados relevantes para investigações. Também poderá obrigar as empresas de tecnologia a darem acesso aos dados de seus usuários. O direito à privacidade vem sendo desafiado, especialmente para combate ao terrorismo.

• Quantumhand é um programa de vigilância digital do NSA (National Security Agency) do Estados Unidos revelado em 2015 por Edward Snowden. Ele simula um servidor falso de Facebook. Quando o computador alvo tenta acessar o Facebook, ele é infectado por um vírus que danifica o seu disco rígido. Seu principal objetivo é monitorar e atacar usuários de internet envolvidos em atividades contrárias à segurança pública, em especial o terrorismo.
  • Segundo os críticos, o fato do Quantumhand funcionar clandestinamente e de modo automático, sem intervenção humana, coloca em risco milhões de usuários de redes sociais.

Sinais de Estado, Política e Representatividade