Mind Body Medicine Program

Programa de meditação para militares

O Centro Médico Naval em San Diego, nos Estados Unidos, desenvolve um programa experimental de meditação para militares, com base na técnica ‘mindfulness’, buscando aproveitar o seu potencial  anestésico e de prevenção do stress pós-traumático. De acordo com neurocientistas da Harvard Medical School (EUA), ela não só reduz o estresse, assim como ajuda a combater problemas cardiovasculares. Trinta minutos diários de prática, por oito semanas, são capazes de aumentar o volume de áreas do cérebro responsáveis pela aprendizagem, memória, empatia e compaixão.

• Alguns adeptos do ‘mindfulness’ criticaram o programa pois a base da técnica se encontra na tradição budista, que prega a paz e o não à violência contra qualquer ser vivo.
  • Pesquisa desenvolvida pela neurocientista Sara Lazar, da Universidade de Harvard (EUA), indicou que, além de provocar o aumento da matéria cinzenta em áreas do cérebro que controlam a aprendizagem, memória, empatia e compaixão, a meditação continuada reduz o tamanho da amígdala, que é a glândula ativada no mecanismo de luta e fuga, o que justifica a redução no nível de estresse nos praticantes. (Fonte: https://www.washingtonpost.com/news/inspired-life/wp/2015/05/26/harvard-neuroscientist-meditation-not-only-reduces-stress-it-literally-changes-your-brain/?utm_term=.9d7dc88bab3d).
  • Segundo pesquisa da Fidelity Investments e do National Business Group on Health, de 2016, 22% das empresas nos Estados Unidos oferecem aos seus funcionários programas de meditação ‘mindfulness’ com o objetivo de melhorar a concentração no trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores, mostrando que a busca por técnicas de promoção do equilíbrio da mente é uma demanda crescente, em especial nas grandes cidades.

Sinais de Educação