Matternet

Drones revolucionam o serviço de entregas.

A startup Matternet executou um plano piloto para transporte por drones de amostras de sangue de clínicas a hospitais para procedimento de teste de HIV em Maseru, capital do Lesoto. No Lesoto, quase um em cada quatro adultos tem HIV e, mesmo na capital, as estradas pavimentadas são escassas, o que dificulta o transporte.

• As amostras de sangue são cargas perfeitas para transporte via drones. Elas são pequenas, leves, valiosas e sensíveis ao mesmo tempo. Uma vez que Maseru tem pouco tráfego aéreo e as rotas das clínicas para os hospitais são fixas, a maior parte do processo pode ser automatizada.
  • Segundo o CEO da Matternet, Andreas Raptopoulos, os drones levaram 15 minutos para carregar 20 kg de carga por 10 km. O projeto em Maseru cobriu com sucesso uma área 1,5 vezes maior que Manhattan. Cada viagem do drone teve custo médio de US$ 0,24. Para efeito de comparação, o custo de serviço privado de remessa de documentos em área urbana nos Estados Unidos custa entre US$ 10 e US$ 50.
  • Além do custo potencialmente menor do que outras formas de transporte a curta distância, segundo estudos desenvolvidos pela Universidade de Washington, o transporte via drones também gera menor emissão de CO2, conforme determinadas condições em que o experimento foi desenvolvido. (Fonte: https://www.digitaltrends.com/cool-tech/drone-versus-truck-delivery/).

Sinais de Ação e Impacto Social