Fundação Telefonica - Vivo

Visões de Futuro +15

Glossário

O glossário tem o objetivo de explicar o significado das principais palavras utilizadas no Visões de Futuro + 15, inclusive das tags pesquisadas nas diferentes redes por meio de tecnologias de big data.

Principais termos:

Controvérsia

São os contramovimentos ou contratendências ou polêmicas ou resistências geradas pela sociedade e que poderão reduzir ou frear a mudança.

Evidência

Evidências (produção científica, produção áudio visual, literatura, cobertura de imprensa e legislação) são manifestações diversas de comportamentos e de tecnologias emergentes que expressam relevância no contexto dos movimentos estudados em determinado tempo (período de tempo) e espaço ou região.

Movimento

Movimentos são grandes temas que agrupam vários sinais e evidências de comportamentos e de tecnologias emergentes.

Sinal

Sinais (produtos, campanhas, modelos de negócio, tecnologias digitais e sociais, estudos) são manifestações diversas de comportamentos e de tecnologias emergentes que expressam relevância no contexto dos movimentos estudados em determinado tempo (período de tempo) e espaço ou região.

Tag

Tags são palavras chave que expressam conceitos, assuntos, temas e comportamentos ermergentes na sociedade. As redes sociais utilizam as hashtags (símbolo #) para uma busca inteligente de informação no ambiente ditital. As tags possibilitam ainda revelar a força com que os movimentos têm aparecido, manifestado e intensificado na sociedade.

Todos termos:

Mostrar:

  • -----
0-9
2D materials: materiais 2D

Os materiais 2D são uma classe de nanomateriais definidos por sua propriedade de ter apenas um ou dois átomos de espessura. O grafeno, por exemplo, é um milhão de vezes mais fino que o papel, quase transparente, e acredita ser o material mais forte do mundo.

3d printing: impressão 3d

Também conhecida de Prototipagem Rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

A
activism: ativismo

Militância ou ação continuada com vistas a uma mudança social ou política, privilegiando a ação direta, através de meios pacíficos ou violentos, que incluem a defesa, propagação e manifestação pública de ideias.

adaptive learning: aprendizagem adaptativa

Conjunto de tecnologias e técnicas utilizadas, dentro da área da educação, para propor a cada aluno um ensino personalizado. As plataformas adaptativas são softwares que propõem atividades diferentes para cada estudante, a partir da observação e da coleta de dados sobre sua performance, suas respostas e suas reações diante de tarefas.

advocacy: advocacia

O termo ainda não possui uma tradução em português, se aproxima da definição de “defender” ou “advogar” por uma causa. No entanto, o termo abriga uma noção mais ampla que propõe mudanças e ações estratégicas (distante da confrontação, mas fortemente apoiadas na mobilização para transformação). A estratégia em Advocacy pode ser realizada por apenas uma pessoa, mas se fortalece pela formação de uma rede de pessoas e parcerias identificadas com a causa.

aging | aging population: envelhecendo | envelhecimento da população

Fenômeno que ocorre quando a idade média de um país ou região aumenta os dados do crescimento da expectativa de vida e/ou o declínio da taxa de fertilidade.

artificial intelligence: inteligência artificial

Estudo e projeto de agentes inteligentes onde um agente inteligente é um sistema que percebe seu ambiente e toma atitudes que maximizam suas chances de sucesso. O principal objetivo dos sistemas da AI é executar funções que, caso um ser humano fosse executar, seriam consideradas inteligentes.

automation: automação

Criação e aplicação de tecnologia para monitorar e controlar a produção e entrega de produtos e serviços.

B
baby boomers: explosão de nascimento de bebês

Fenômeno social ocorrido nos Estados Unidos no final da Segunda Guerra. Hoje, estas pessoas estão com mais de 50 anos e, no trabalho, seus valores estão fortemente embasados no tempo de serviço, e preferem ser reconhecidas pela sua experiência à sua capacidade de inovação.

bcorps: empresas B

Movimento global de certificação para empresas com performance elevada em responsabilidade social e transparência, que geram conexões críticas entre os principais atores para a construção de Comunidades Praticantes e que serão o motor da mudança para novas economias.

Big Data analytics: análise de Big Data

A análise de Big Data é o processo de examinar grandes e variados conjuntos de dados para descobrir padrões ocultos, correlações desconhecidas, tendências do mercado, preferências dos clientes e outras informações úteis que podem ajudar as organizações a tomarem decisões empresariais mais informadas.

big data: megadados

Conjuntos de dados muito grandes e/ou complexos que quando capturados, armazenados, refinados e analisados são utilizados para aprimorar tomadas de decisão em diversos contextos. Decisões tomadas a partir de tais dados podem significar maior eficiência, redução de riscos e redução de custos, por exemplo.

bio-based products: produtos à base biológica

O produto à base biológica refere-se a produtos derivados de biomassa, total ou parcialmente, como plantas, árvores ou animais (a biomassa pode ter sido submetida a tratamento físico, químico ou biológico).

biomedical engineering: engenharia biomédica

A engenharia biomédica é um ramo de engenharia que aplica princípios e conceitos de engenharia para cuidados de saúde. Os engenheiros biomédicos lidam com dispositivos médicos, como equipamentos de imagem, materiais biocompatíveis como próteses ou biológicos terapêuticos, ou processos como o crescimento de tecido regenerativo, por exemplo.

biotechnology: biotecnologia

Aplicações tecnológicas que utilizam sistemas biológicos, organismos vivos ou derivados para fabricar ou modificar produtos ou processos.

bitcoin: moeda virtual

Sistema de pagamento online no qual podem ser realizadas transações financeiras por um computador ou smartphone sem a participação de uma instituição financeira intermediária.

blended learning: aprendizagem combinada

Mescla do ensino presencial com o virtual, dentro e fora da escola.

blockchain: blockchain

O blockchain é um tipo de banco de dados distribuído que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. O banco de dados blockchain consiste em dois tipos de registros: transações individuais e blocos. Um bloco é a parte atual da blockchain onde são registrados algumas ou todas as transações mais recentes e uma vez concluído é guardado na blockchain como banco de dados permanente.

brand advocacy: uso da marca para posicionamento político

Marca sem nenhum tipo de contrapartida desencadeando uma das formas mais poderosas de promoção das organizações marcas via marketing boca a boca. Referência positiva.

brics: brics

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul

Business model canvas

É uma ferramenta de gerenciamento estratégico, criado por Alexander Osterwalder, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes.

byod – bring your own device: “traga o seu próprio dispositivo”

Movimento que dá a oportunidade de funcionários e alunos utilizarem os seus próprios aparelhos para acessar dados e informações.

C
carbon footprint: pegada de carbono

A pegada de carbono é a quantidade de dióxido de carbono e outros compostos de carbono emitidos devido ao consumo de combustíveis fósseis por uma determinada pessoa, grupo, etc.

A pegada de carbono é a quantidade de gases de efeito estufa, transformados em CO2, que foram emitidos por uma pessoa, companhia, atividade ou processo quando analisado seu ciclo de vida completo. (Fonte:  http://inteliagro.com.br/o-que-e-pegada-de-carbono-e-porque-voce-ainda-vai-ouvir-muito-sobre-isso/)

Cenário

São narrativas, sinopses de futuros prováveis (evidentes), possíveis (emergentes) ou especulativos (desejados/indesejados), construídas a partir de uma combinação de movimentos, tags, sinais e evidências assim como de controvérsias.

china innovation: inovação da china

China como grande centro de inovação

circular economy: economia circular

A economia circular é a ciência que repensa as práticas econômicas, baseado na inteligência da natureza onde os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. A economia circular segue uma utilização racional dos recursos, aplicando processos de reuso/reaproveitamento e regeneração em que não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo

city governance: governança da cidade

A governança da cidade é a relação entre a sociedade civil e a cidade – os processos e estruturas decorrentes desse relacionamento, visando assegurar um processo político sustentável.

civic engagement: participação ou engajamento cívico

É o incentivo da população em geral para se envolver no processo político e as questões que as afetam.

climate change | climate change solutions: mudanças climáticas | soluções para mudanças climáticas

Variação do clima em escala global ou regional ao longo do tempo. As soluções para tais mudanças visam combater possíveis desastres ambientais, como por exemplo, o derretimento das calotas polares pelo aquecimento global.

cloud computing: computação em nuvem

Utilização da memória e da capacidade de armazenamento em computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

Co-working

Co-working é o uso de um escritório ou outro ambiente de trabalho por pessoas que trabalham por conta própria ou que trabalham por diferentes empregadores, normalmente para compartilhar equipamentos, ideias e conhecimento.

Cocriação

Engajamento pelas organizações das partes interessadas para cocriar valor e construir em conjunto.

cognitive computing: computação cognitiva

Simulação de processos do pensamento humano em um modelo computadorizado.

collaborative city: cidade colaborativa

A ideia da cidade colaborativa consiste em incentivar aos habitantes a se organizarem e dividirem espaços, serviços e/ou bens.

collaborative learning: aprendizagem colaborativa

A aprendizagem colaborativa é uma abordagem educacional para o ensino e a aprendizagem que envolve grupos de estudantes que trabalham juntos para resolver um problema, completar uma tarefa ou criar um produto.

community work | work communities: comunidades de trabalho

Indivíduos engajados em grupos de pessoas ou associações locais (vizinhança, bairro) de forma voluntária trabalhando pelo interesse público e pelo bem comum para atender uma determinada causa ou chamado.

Conceitos

São modelos (concepts) de produtos, serviços, ambientes, plataformas ou experiências orientando o design principles (ou design guidelines) que se quer empreender dentro das visões e territórios.

connected homes: casas conectadas

Casas que têm dispositivos que se conectam entre si e facilitam a vida de quem mora nelas

consciousness: consciência

Sentido ou percepção do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais.

Controvérsia

São os contramovimentos ou contratendências ou polêmicas ou resistências geradas pela sociedade e que poderão reduzir ou frear a mudança.

cop21: 21ª conferência das partes

Conferência que busca alcançar um novo acordo internacional sobre o clima, aplicável a todos os países, com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo dos 2°C.

creative cities: cidades criativas

Cidades que tem a Economia Criativa como insumo básico: espaços urbanos onde a articulação eficiente entre atividades sociais e artísticas, indústrias culturais e governo foi capaz de produzir uma efervescência cultural que desenvolve, atrai e retém talentos, promove diversidade social, aumenta a oferta de empregos, gera maior conhecimento entre cidadãos, aumenta o potencial criativo de empresas e instituições, atrai mais turistas e, assim, contribui significativamente para a economia da cidade e qualidade de vida de seus cidadãos.

creative leadership: liderança criativa

Tipo de liderança idealizada para lidar com os desafios do século XXI: pessoas que lidam bem com a ambiguidade e com incerteza; questionam modelos já consolidados; têm acuidade e empatia com as pessoas; fazem emergir ideias novas para problemas complexos; articulam e viabilizam soluções com diferentes agentes.

crowdfunding: financiamento coletivo

Financiamento coletivo é quando várias pessoas se identificam com o seu projeto e resolvem contribuir financeiramente para que ele saia do papel. Baseado na economia colaborativa, tem como fundamento a premissa de que juntos todos podem conquistar seus objetivos.

crowdlearning: aprendizagem coletiva

Modelo de aprendizagem coletiva / em rede em que pessoas interessadas ou conhecedoras de temas afins aprendem e ensinam lado a lado / entre si por intermédio de ambientes / plataformas de aprendizagem (online ou offline) sem necessariamente passar pelo ambiente formal de aprendizagem (ex: escola) ou contar com contrapartida financeira.

crowdsourcing: contribuição colaborativa

Processo de obtenção de serviços, ideias ou conteúdo mediante a solicitação de contribuições de um grande grupo de pessoas e, especialmente, de uma comunidade online, em vez de usar fornecedores tradicionais ou uma equipe de empregados.

cultural assimilation: assimilação cultural

A assimilação cultural é o processo pelo qual uma pessoa ou a linguagem e/ou cultura de um grupo se assemelham aos de outro grupo. A assimilação total ocorre quando novos membros de uma sociedade se tornam indistinguíveis dos membros antigos do grupo.

Curva do movimento

Demonstra a dinâmica dentro de cada movimento, ou seja, como as tags relacionadas estão emergindo, fortalecendo, consolidando ou declinando e consequentemente os sinais e evidências associados.

cyber bullying: bullying na internet

Prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar o outro.

cyber crime: crime cibernético

Os crimes cibernéticos geralmente são definidos com qualquer tipo de atividade ilegal que usa a internet, uma rede pública ou privada ou um sistema de computador doméstico.

cyber security: segurança virtual

Procedimentos e protocolos para manter seu computador e dados pessoais e organizacionais em segurança.

D
data security: segurança de dados

Proteção de um conjunto de informações, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou para uma organização. A segurança de dados tem como base os seguintes atributos: confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade.

decentralized infrastructure: infraestrutura descentralizada

A infraestrutura descentralizada consiste em abordagens, tecnologias e sistemas que podem ser usados em edifícios com uso de água própria e residuais, minimizando o uso de recursos.

A energia descentralizada refere-se a energia que é gerada fora do formato usual, incluindo micro renováveis, aquecimento e resfriamento. Pode se referir a energia de plantas residuais, calor e energia combinados, aquecimento e resfriamento urbano, além de energia geotérmica, biomassa ou solar. (Fonte:  https://www.carbontrust.com/news/2013/01/decentralised-energy-powering-a-sustainable-future/)

deep learning: aprendizagem profunda

A aprendizagem profunda é a aplicação de redes neurais artificiais para tarefas de aprendizagem que contenham mais de uma camada oculta. A aprendizagem profunda faz parte de uma família mais ampla de métodos de aprendizagem de máquinas baseados em representações de dados de aprendizagem, ao invés de algoritmos específicos de tarefa.

deep web: deep web

Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web que não faz parte da Surface Web, a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão. Por conter páginas com conteúdo ilegal, as mesmas podem conter vírus, prejudicando a segurança do computador.

democracy: democracia

Sistema em que as pessoas de um país podem participar da política. A participação pode ocorrer através de eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e podem manifestar suas opiniões.

demographic change | demographics: evolução demográfica | demografia

A demografia é uma ciência que investiga as populações humanas (em aspectos como natalidade, produção econômica, migração, distribuição étnica etc.) sob uma perspectiva quantitativa. Tal ciência aponta mudanças do número de indivíduos de uma população dividida por uma unidade de tempo.

digital city: cidade digital

A cidade digital é a transformação de cidades e áreas urbanas através do uso de tecnologias modernas para fornecer serviços inovadores e interativos em toda a cidade.

digital doctor: médico digital

Consequência da adoção de tecnologias emergentes como sensores, inteligência artificial/big data e computação em nuvem na saúde para realização de exames diagnósticos, monitoramento frequente dos hábitos alimentares / de saúde das pessoas e cuidados médicos com o uso de vestíveis digitais (como pulseiras e relógios) assim como celulares smartphones e tablets com inteligência de dados que oferecem mecanismos de alerta, prevenção e recomendações para melhorar a saúde das pessoas.

digital inclusion: inclusão digital

Processo de democratização do acesso às tecnologias da informação.

digital medicine: medicina digital

Além de gerar e armazenar informações clínicas, novas ferramentas digitais também podem gerar conhecimento médico. A medicina digital é potencialmente mais precisa, mais efetiva, mais experimental, mais amplamente distribuída e mais igualitária que a medicina tradicional.

digital nomads: nômades digitais

Indivíduos que aproveitam a tecnologia para realizar as tarefas de sua profissão de maneira remota e ao não depender de uma base fixa para trabalhar, conduz seu estilo de vida de uma maneira nômade.

digital privacy: privacidade na internet

A privacidade digital é o direito à privacidade dos usuários de mídia digital.

A privacidade digital é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações seja dela, de um conhecido ou até mesmo de um desconhecido, na internet, através de sites de compartilhamento e redes sociais. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Privacidade_digital)

digital therapeutics: terapia digital

A terapêutica digital, um subgrupo da saúde digital, é uma disciplina de saúde e uma opção de tratamento que utiliza tecnologias de saúde digitais e, muitas vezes, on-line para tratar uma condição médica ou psicológica. O tratamento depende de mudanças comportamentais e de estilo de vida.

digitalization: digitalização

A digitalização é a integração das tecnologias digitais no quotidiano através da digitalização de tudo o que pode ser digitalizado. O significado literal da digitalização dá uma ideia aparente do desenvolvimento e do mundo dependente da tecnologia.

diversity: diversidade

Termo ligado aos conceitos de diferença, oposição, pluralidade, multiplicidade, diferentes pontos de vista ou de abordagem, heterogeneidade, comunhão de contrários, intersecção de diferenças ou tolerância mútua. Aplicada ao contexto social, a diversidade preza pelo respeito e pela valorização das diferenças étnicas, políticas, de gênero e de classes sociais.

drug development: desenvolvimento de medicamentos

Processo de trazer um novo medicamento farmacêutico para o mercado.

E
e-commerce innovation: inovação e-commerce

A inovação do e-commerce são as novas tecnologias e estratégias dentro do campo do comércio eletrônico, no qual as transações comerciais são realizadas eletronicamente na Internet.

e-government: governo eletrônico

O governo eletrônico é o uso das tecnologias de informação e comunicação (TICs) para melhorar as atividades das organizações do setor público.

e-health: e-saúde

Gama de serviços ou sistemas de cuidados de saúde e tecnologia da informação, suportados por processos eletrônicos e de comunicação.

education methods: métodos educacionais

Organização das atividades de ensino necessárias que os objetivos de um trabalho docente em relação a um conteúdo específico sejam alcançados.

education reform: reforma educacional

Alterações significativas em modelos pedagógicos e sistemas de ensino.

education technology: tecnologias educacionais

O estudo e a prática de facilitar a aprendizagem e melhorar o desempenho através da criação, utilização e gestão de processos e recursos tecnológicos adequados.

educational games: jogos educacionais

Os jogos educativos são jogos concebidos para ajudar as pessoas a aprender sobre certos assuntos, expandir conceitos, reforçar o desenvolvimento, compreender um evento ou cultura histórica ou ajudá-los a aprender uma habilidade enquanto jogam.

elderly care: cuidado de idosos

É o cumprimento das necessidades e requisitos especiais que são exclusivos para idosos.

emerging markets: mercados emergentes

Conjunto de países que estão em fase de rápido crescimento econômico, industrial e de modernização. Tais países caracterizam-se pelo baixo custo salarial e pela alta qualidade de manufatura.

empowered consumers: consumidores empoderados

O consumidor empoderado se utiliza da tecnologia e informação para alterar o equilíbrio de poder para si ao invés dos vendedores, tendo controle sem precedentes de preços e escolhas. (Fonte:  https://www.weforum.org/agenda/2014/11/five-things-that-make-you-an-empowered-consumer/)

empowerment: empowerment

O empowerment é ainda uma técnica de gestão baseada na descentralização de poder e autonomia de tomada de decisões, que visa maior participação da equipe em atividades organizacionais.

energy efficiency: eficiência energética

Consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia.

entrepreneurship: empreendedorismo

O empreendedorismo é a atividade de criação de um negócio ou alguns negócios, assumindo riscos financeiros com a esperança de lucro.

Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo)

environment Impact: impacto ambiental

Alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana.

equality: equidade

Uso da imparcialidade para reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para tratar diferentes de maneira igual.

Evidência

Evidências (produção científica, produção áudio visual, literatura, cobertura de imprensa e legislação) são manifestações diversas de comportamentos e de tecnologias emergentes que expressam relevância no contexto dos movimentos estudados em determinado tempo (período de tempo) e espaço ou região.

experience learning: experiência de aprendizagem

Qualquer interação, curso, programa ou outra experiência em que a aprendizagem ocorre independente de ocorrer em ambientes acadêmicos tradicionais (escolas, salas de aula) ou configurações não tradicionais (locais fora de escola, ambientes ao ar livre), ou se inclui interações educacionais tradicionais (alunos de aprendizagem de professores e professores) ou interações não tradicionais (estudantes de aprendizagem através de jogos e aplicativos de software interativos).

F
feminism: feminismo

Movimento social e político que tem como objetivo conquistar o acesso a direitos iguais entre mulheres e homens.

financial inclusion: inclusão financeira

Acesso aos serviços financeiros por parte das camadas mais pobres da sociedade.

flexible work: trabalho flexível

Os programas de trabalho flexíveis são acordos de trabalho em que os funcionários recebem uma maior liberdade de programação em como eles cumprem as obrigações de suas posições.

flipped classroom: flipped classroom

Método de ensino que realiza a transmissão de conteúdo teórico, através de vídeos e outras plataformas, enquanto os alunos estão em suas respectivas casas. Os momentos presenciais, com os alunos em sala de aula, são aproveitados para realização de exercícios.

food tracking: rastreamento de alimentos

Prática de consumo voltada para a investigação de onde vêm os alimentos, fomentando a reflexão sobre as escolhas alimentícias pessoais e o planejamento das refeições.

forest protection: proteção florestal

Preservação ou aprimoramento de uma floresta ameaçada ou afetada por ações humanas.

Freelance

Freelance é o profissional autônomo que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente.

functional food: comida funcional

Comidas que possuem um ou mais efeitos positivos na saúde que ultrapassam aqueles da nutrição básica.

future governance: gestão futura

Com a intensificação da prática de dados abertos / transparência de dados pelos órgãos públicos, engajamento político social pelo ambiente digital e participação efetiva do cidadão na formulação de políticas e orçamentos públicas, emerge uma “nova governança” político social em que os papeis e responsabilidades dos poderes (executivo, legislativo e judiciário), do cidadão e das instituições em geral estão sendo revistos.

future of food: futuro do alimento

Debate crescente sobre o irá acontecer com os alimentos, passando por questões tão diversas como escassez x abundância; funcional x estético; orgânicos x transgênicos; impacto dos ingredientes na saúde / doença e consequente “vilanização” dos mesmos; rastreabilidade dos alimentos (origem); sustentabilidade sistema de produção e distribuição de alimentos.

future of learning: futuro do aprendizado

Consequências de uma série de mudanças nos modelos educacionais dos últimos 10 anos tais como blende learning, aprendizagem adaptativa, desescolarização, aprendizagem experiencial, uso de neurociência na aprendizagem, jogos educativos, aprendizagem personalizada, entre outras.

future of work: futuro do trabalho

Debate crescente sobre as consequências do trabalho em geral apontadas como um trabalho mais flexível, autônomo e desregulamentado, mas também ameaçado, fruto das mudanças sociais e tecnológicas dos últimos 20 anos tais como globalização, acesso à informação/conhecimento, vida digital, robotização, inteligência artificial, crescimento do empreendedorismo como carreira, economia do compartilhamento, entre outros.

G
gender equality: igualdade de gênero

Homens e mulheres devem ter os mesmos direitos e deveres.

gender gap: desigualdade de gênero

A desigualdade de gênero é a discrepância em oportunidades, status, atitudes, etc., entre homens e mulheres.

gender identity: identidade de gênero

Gênero o qual alguém se identifica e se apresenta para quem está ao seu redor, independente de anatomia.

gene therapy: terapia genética

A terapia genética é uma técnica experimental que usa genes para tratar ou prevenir doenças.

generation x: geração x

Geração X é uma expressão que se refere à geração nascida após o baby boom pós-Segunda Guerra Mundial. Embora não haja acordo em relação ao período que a expressão abrange, ela, geralmente, inclui pessoas nascidas entre 1960 e 1970.

generation z: geração z

Pessoas nascidas entre 1990 até 2010

genetic information: informação genética

Toda e qualquer informação obtida a partir de sequências gênicas, cariótipo, produtos gênicos e até análise de características hereditárias.

genetics or genetic information: genética ou informação genética

A genética é o ramo da ciência preocupado com genes, hereditariedade e variação nos organismos vivos. Ela procura compreender o processo de herança de traços de pais para prole, incluindo a estrutura molecular e a função de genes, o comportamento genético no contexto de uma célula ou organismo (por exemplo, dominância e epigenética), distribuição de genes e variações e mudanças nas populações.

geriatrics or geriatric medicine: geriatria ou medicina geriátrica

A geriatria é uma especialidade que se concentra na atenção à saúde das pessoas idosas. Tem como objetivo promover a saúde prevenindo e tratando doenças e deficiências em adultos mais velhos.

gig economy: economia gig

É um ambiente em que as posições temporárias são comuns e organizações contratam trabalhadores independentes para compromissos de curto prazo.

global population: população mundial

Número total se seres humanos vivendo no planeta. Atualmente estima-se que a população mundial seja 7,4 bilhões, um recorde histórico.

global warming: aquecimento global

Processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera da Terra causado por massivas emissões de gases que intensificam o efeito estufa, originados de uma série de atividades humanas, especialmente a queima de combustíveis fósseis e mudanças no uso da terra.

globalization: globalização

A globalização é a ação ou procedimento de integração internacional decorrente do intercâmbio de visões do mundo, produtos, ideias e outros aspectos da cultura.

government design: design de governo

Auxilia a inovar (criar novos serviços) ou aperfeiçoar (serviços já existentes) para torná-los ainda mais úteis, práticos e atrativos para os cidadãos e mais eficientes e eficazes para o poder público.

government mass surveillance: vigilância em massa do governo

Vigilância em massa é a vigilância generalizada de toda ou de parte substancial da população. Geralmente feita por governos, podendo também ser feita por empresas a pedido de governos ou por iniciativa própria, podendo ou não exigir a autorização de um tribunal ou outro órgão independente. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vigil%C3%A2ncia_em_massa)

green economy: economia verde

Conjunto de processos produtivos da sociedade e as transações deles decorrentes contribua cada vez mais para o Desenvolvimento Sustentável.

H
health records: registros em saúde

História clínica e evolutiva dos pacientes.

health sensors: sensores de saúde

Sensores que podem colecionar dados como a frequência cardíaca e a temperatura de quem o está utilizando.

health technologies: tecnologias de saúde

Aplicação de conhecimentos e habilidades organizados na forma de dispositivos, medicamentos, vacinas, procedimentos e sistemas desenvolvidos para resolver um problema de saúde e melhorar a qualidade de vida.

Hedge funds

Uma forma de investimento alternativa aos investimentos tradicionais (como Bolsa de valoresRenda fixa e fundos de investimento em ações), com graus de risco variados (indo do muito baixo ao altíssimo), com poucas restrições (os Fundos de cobertura podem investir em vários tipos de ativo ao mesmo tempo, como ações, renda fixa, derivativos e etc.) e em algumas situações, altamente especulativo. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Fundo_de_cobertura)

holocracy: holocracia

Método de gestão que retira o convencional sistema de poder hierárquico e o distribui a todos os funcionários, que passam a ter papéis (roles) – e não cargos – executados autonomamente.

homeschooling: ensino doméstico

Ensino doméstico ou domiciliar é “aquele que é leccionado, no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite”, em oposição ao ensino numa instituição tal como uma escola pública, privada ou cooperativa, e ao ensino individual, em que o aluno é ensinado individualmente por um professor diplomado, fora de uma instituição de ensino.

human clouds: trabalhadores remotos

Modelo de trabalho que permite a transformação da forma com que trabalhamos. A contratação passa a ser feita via nuvem virtual – banco de dados de trabalhadores que podem estar em qualquer lugar do mundo, contanto que tenham uma ligação à Internet.

hybrid knowledge: conhecimento híbrido

O cerne do conhecimento híbrido é a personalização do ensino. O método alterna momentos em que o aluno estuda sozinho – em geral em ambiente virtual – e em grupo, quando interage com seus colegas e o professor.

I
immigration: imigração

Imigração é o movimento de entrada, com ânimo permanente ou temporário e com a intenção de trabalho ou residência, de pessoas ou populações, de um país para outro.

impact investment: investimento de impacto

Investimentos feitos em empresas, organizações ou fundos com a intenção de gerar impacto social e/ou ambiental mensurável, além do retorno financeiro.

inclusive employment practices: práticas inclusivas de emprego

Empresas e corporações públicas que estão respondendo à desigualdade econômica e ao desemprego começam a adotar práticas inclusivas para o emprego.

Incubação

Processo que proporciona as condições necessárias para que os projetos possam ingressar no mercado. O produto deste processo são o modelo de negócio e a proposta de valor.

independent media: mídia independente

Tipo de mídia que não está sob o controle de grandes grupos de comunicação, e que não está vinculada a compromissos com anunciantes, grupos políticos ou instituições governamentais.

india innovation: india innovation

Iniciativa promovida da Índia por organizações como AICTE, DST e CII para impulsionar o empreendedorismo além de sensibilizar, encorajar e facilitar a comercialização de inovações.

infrastructure innovation: inovação da infraestrutura

A infraestrutura é as estruturas e instalações físicas e organizacionais básicas (por exemplo, edifícios, estradas e fontes de energia) necessárias para a operação de uma sociedade ou empresa. A inovação vem de encontro ao uso de energia limpa e renovável de forma sustentável.

intrapreneurship: intraempreendedorismo

Empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida ou no que diz respeito as atividades do indivíduo no seu dia a dia.

iot – internet of things: internet das coisas

Termo utilizado para descrever um paradigma tecnológico no qual os objetos físicos estão conectados em rede e são acessados através da Internet.

L
learning games: jogos educativos

Jogos explicitamente projetados para propósitos educacionais. Podem ser utilizados no aprendizado de assuntos específicos, no desenvolvimento das habilidades práticas, no entendimento de eventos históricos ou culturais, na expansão de conceitos já dominados e etc.

learning innovation: inovação para a aprendizagem

Conceito que engloba práticas de aprendizagem que quebram as barreiras tradicionais. Normalmente tais práticas estão associadas ao uso integrado de tecnologia.

learning spaces: espaços de aprendizagem

Espaços físicos ou virtuais que potencializam o aprendizado através de atividades, sistemas, ferramentas, dinâmicas e/ou estruturas facilitadoras.

legal boundaries: fronteiras legais

Fronteiras jurídicas que nascem das controvérsias de alguns movimentos emergentes.

legal system: sistema Jurídico

Conjunto de normas jurídicas interdependentes, reunidas segundo um princípio unificador

legal tech: tecnologia jurídica

Refere-se ao uso de tecnologia e software para fornecer serviços legais

lgbt: lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais e asexuais

É o acrônimo para lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, travestis e intersexuais e assexuais. Tal acrônimo se destina a promover a diversidade das culturas baseadas em identidade sexual e de gênero e também pode ser usado para se referir a qualquer pessoa ou atividade que não é heterossexual.

lifelong learning: aprendizagem permanente

A aprendizagem permanente é a provisão ou uso de oportunidades de aprendizagem formal e informal ao longo da vida das pessoas, a fim de promover o desenvolvimento contínuo e a melhoria dos conhecimentos e habilidades necessárias para o emprego e a realização pessoal.

lowsumerism: “baixo consumismo”

Consumir menos, buscar alternativas e viver apenas com o necessário.

M
m2m – machine-to-machine: “máquina à máquina”

M2M utiliza um sensor localizado remotamente para coletar dados do fenômeno desejado. Tais dados são enviados de forma sem fio para uma rede, onde são roteados para a um servidor na Internet. Nesta estação, os dados são processados e analisados, sendo utilizados para alguma finalidade de acordo com o software ali configurado.

maker culture: maker culture

Maker é um movimento. Uma extensão da cultura do Faça-Você-Mesmo que tem a ideia de que qualquer pessoa pode construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos. Incentivados, sobretudo, pela expansão da internet e seu poder de compartilhar informações, os agora makers não estão mais isolados, mas reunidos e em movimento.

Maker learning

O aprendizado prático, criativo e centrado no design são elementos do Maker learning.

maker spaces: espaços mão na massa

Espaços que facilitam, valorizam e possibilitam a cultura do “faça você mesmo”.

medical devices: dispositivos médicos, instrumentos ou ferramentas de saúde.

São instrumentos, aparelhos, máquinas, artifícios, implantes ou outros elementos similares destinados ao diagnóstico, cura, mitigação, tratamento ou prevenção de doenças em seres humanos ou animais. Não são considerados dispositivos médicos aqueles elementos causadores de ações químicas no corpo de homens ou animais.

medical media: mídia médica

Sistemas operacionais voltados especialmente para médicos.

mentoring: mentoria

Ferramenta de desenvolvimento profissional que consiste no auxílio que uma pessoa experiente pode dar a uma menos experiente. O mentor é um guia com vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada.

middle class: classe média

Classe social presente no capitalismo moderno possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não apenas suprir suas necessidades de sobrevivência como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo considerados exagerados das classes superiores

millennials: geração y ou geração do milênio

Conjunto de pessoas nascidas entre 1980 e meados da década de 1990, caracterizadas por terem nascido no meio de grandes avanços tecnológicos, urbanos, virtuais e midiáticos. Foram, na criação, superexpostas a todos os tipos de informação e habituadas a executarem múltiplas tarefas.

mindful eating: alimentação consciente

Alimentação com a intenção de autopreservação e com a atenção necessária para perceber como cada alimento afeta o próprio corpo.

mindfulness: consciência plena

Encontrado em diversas tradições culturais e filosóficas, o conceito pode ser entendido como um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena, e atitude aberta e não-julgadora.

mobile learning: aprendizagem móvel

A aprendizagem móvel é a educação ou treinamento realizado por meio de dispositivos de computação portátil, como smartphones ou tablets.

mobility: mobilidade

Termo utilizado em distintos campos como ciências, física, engenharia, antropologia, educação. Neste estudo, mobilidade no sentido de mobilidade urbana é a condição em que se realizam os deslocamentos de pessoas e cargas no espaço urbano de um município.

Movimento

Movimentos são grandes temas que agrupam vários sinais e evidências de comportamentos e de tecnologias emergentes.

multiculturalism: multiculturalismo

Existência de muitas culturas numa região, cidade ou país

N
nanobiotechnology: nanobiotecnologia

A nanobiotecnologia é uma disciplina em que as ferramentas da nanotecnologia são desenvolvidas e aplicadas para estudar fenômenos biológicos. Por exemplo, as nanopartículas podem servir como sondas, sensores ou veículos para a administração de biomoléculas em sistemas celulares.

nanotechnology: nanotecnologia

É o estudo de manipulação da matéria em uma escala atômica e molecular. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, e incluí o desenvolvimento de materiais e componentes associados a áreas como: medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais.

nationalism: nacionalismo

O nacionalismo é um conceito complexo e multidimensional que envolve uma identificação comunitária compartilhada com a própria nação.

O nacionalismo é uma tese ideológica, surgida após a Revolução Francesa.Em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Nacionalismo)

networking: rede de contatos

Networking é a ação de criar e intensificar relações / interações com finalidades específicas. As redes sociais digitais potencializaram a ampliação da rede de contatos, aumento a quantidade e qualidade das interações possíveis.

neuroeducation: neuroeducação

Neuroeducação é uma área interdisciplinar que combina neurociência, psicologia e educação com o intuito de aprimorar melhores métodos de ensino e currículo.

neuroscience: neurociência

Neurociência é o estudo científico do sistema nervoso. Trata-se de uma ciência interdisciplinar que colabora com outras áreas como a educação, química, ciência da computação, engenharia, antropologia, linguística, matemática, medicina e disciplinas afins, filosofia, física e psicologia.

new careers: novas carreiras

Sinônimo de profissões do futuro, carreiras que estão sendo criados ou se intensificando frente às mudanças sociais, tecnológicas, econômicas, políticas e ambientais provocam, a exemplo do analista de big data, especialista em experiência do usuário e o engenheiro ambiental.

new journalist: novo jornalismo

Nova lógica de compartilhamento e difusão de conteúdo. Informação em movimento, ao vivo, em múltiplas plataformas.

O
omnichannel: “tudo é canal”

Coloca que o consumidor de hoje é multicanal, ou seja, compra em diversos canais e pode cruzar compras em ambientes físicos e virtuais.

on-demand economy: economia sob demanda

Economia on-demand é definida como a atividade econômica criada por empresas de tecnologia que atendem a demanda do consumidor por meio do fornecimento de bens e serviços, oferecendo um atendimento personalizado, resultante da junção de novas tecnologias com o atendimento à expectativa do consumidor.

online education: educação online

Educação via plataforma online.

open data: dados abertos

A ideia de que certos dados devem estar disponíveis para que todos usem e publiquem, sem restrições de direitos.

open education: educação aberta

O termo educação aberta é uma espécie de expressão guarda-chuva que faz referência a diversos projetos educacionais que visam permitir o livre acesso aos dados por eles disponibilizados.

open gov: governo aberto

É um recurso para pessoas que trabalham para tornar os governos mais transparente, ágil, responsável e efetivo.

open to community: aberto para a comunidade

Sinônimo de open source community, trata-se de um ambiente ou plataforma físico ou digital, aberto, de usufruto coletivo e gratuito, de um determinado grupo de pessoas ou comunidades de interesse.

organic food: comida orgânica

Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.

organic waste: lixo orgânico

Qualquer tipo de resíduo produzido a partir de origem vegetal ou animal, ou seja, algo que já fez parte de um ser vivo.

P
p2p – peer-to-peer: par a par

Tipo de arquitetura de redes de computadores onde cada um dos computadores conectados à rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

participatory democracy: democracia participativa

Possibilidade de intervenção direta dos cidadãos nos procedimentos de tomada de decisão e de controle do exercício do Poder.

patient data: dados do paciente

Informações sobre um paciente individual que podem ser relevantes para decisões atuais ou futuras sobre saúde ou doenças.

personal development: desenvolvimento pessoal

Temática que abarca os diversos conhecimentos, conceitos, recursos e técnicas relacionados ao desenvolvimento do potencial humano. Tal temática está normalmente associada ao desenvolvimento de comportamentos como: liderança, gestão do tempo, comunicação, motivação e etc.

personalized learning: aprendizagem personalizada

A aprendizagem personalizada é a adaptação da pedagogia, dos planos de estudo, planos curriculares e dos ambientes de aprendizagem para atender às necessidades e aspirações individuais dos alunos, muitas vezes através do uso extensivo de tecnologia no processo.

personalized medicine: medicina personalizada

Separa pacientes em diferentes grupos, com decisões médicas, práticas, intervenções e/ou produtos que estão sendo adaptadas para cada paciente com base em sua resposta prevista ou risco de doença.

philanthropy: filantropia

Filantropia significa humanitarismo, é a atitude de ajudar o próximo, de fazer caridade, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, etc. É um termo de origem grega, que significa “amor à humanidade”.

political participation: participação política

A participação política abrange as muitas atividades exercidas pelos cidadãos para influenciar a seleção de líderes políticos ou as políticas que eles defendem. A participação política deriva da liberdade de falar, reunir e associar; a capacidade de participar da condução dos assuntos públicos; e a oportunidade de se inscrever como candidato, fazer campanha, ser eleito e ocupar cargos em todos os níveis de governo. No entanto, a participação política se estende além dos partidos políticos. Os indivíduos também podem se envolver em certos aspectos do processo eleitoral através de ações independentes, particularmente a nível local e se juntando a organizações da sociedade civil. As redes profissionais, os sindicatos, as organizações não governamentais e os meios de comunicação podem fornecer vias de participação política.

political transparency: transparência política

Em uma sociedade livre, a transparência é uma obrigação do governo de compartilhar informações com os cidadãos. É o cerne de como os cidadãos responsabilizam seus funcionários públicos. Governos existem para servir as pessoas. As informações sobre como os funcionários conduzem os negócios públicos e gastam o dinheiro dos contribuintes devem estar prontamente disponíveis e facilmente compreendidas. Esta transparência permite uma governança boa e justa.

population growth: crescimento da população

Mudança positiva do número de indivíduos da população global ou de uma região específica.

presence: presença

Conceito desenvolvido por Otto Scharmer (Teoria U): “para lidar com os desafios de nosso tempo, precisamos aprender a deslocar o modo como prestamos atenção, a estrutura de campo de nossa atenção – o lugar do qual operamos – é o ponto cego em todos os níveis da sociedade. ” Alguns princípios da presença incluem: ouça o que a vida o convida a fazer; ouça e dialogue com participantes interessantes;
Coinicie um grupo central diversificado que inspire uma intenção comum; forme uma equipe central de protótipo altamente comprometida e esclareça questões essenciais; faça jornadas de mergulho profundo aos lugares de maior potencial; observe, observe, observe: suspenda a voz do julgamento e conecte-se ao estado de deslumbramento; pratique o ouvir profundo e o diálogo: conecte-se a outros com mente, coração e vontade abertos.

privacy: privacidade

Confidencialidade, sigilo.

Private equity

Modalidade de investimento em que uma gestora – empresa que administra investimentos – compra uma parte de determinada empresa, se tornando uma sócia do negócio, com o objetivo de alavancar seus resultados para aumentar o valor da companhia.  Muitas vezes, esse investimento antecede a entrada dessas empresas na bolsa, onde as ações, valorizadas, podem ser negociadas em condições melhores. (Fonte:  https://endeavor.org.br/private-equity/)

Tipo de atividade financeira realizada por instituições que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, ou seja, ainda estão fechadas ao mercado de capitais, com o objetivo de captar recursos para o desenvolvimento da empresa. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Private_equity)

project based learning: aprendizagem baseada em projetos

A Aprendizagem Baseada em Projetos é um método de ensino em que os alunos ganham conhecimento e habilidades trabalhando por um longo período de tempo para investigar e responder a uma questão, problema ou desafio autêntico, envolvente e complexo.

Protótipo

Os designers fazem protótipos para aprender, aperfeiçoar e depois implantar: o protótipo é a linguagem da experiência. É a tradução do abstrato em algum menos abstrato, próximo do concreto e ajuda uma organização a entender o que vai ser feito, para conseguir o apoio necessário para viabilizá-lo.

public private partnership: parceria público-privado

A parceria público-privada (PPP) é um acordo de cooperação entre um ou mais setores públicos e privados, tipicamente de natureza de longo prazo, para promover o desenvolvimento social e econômico.

Parceria público-privada é o contrato pelo qual o parceiro privado assume o compromisso de disponibilizar à administração pública ou à comunidade uma certa utilidade mensurável mediante a operação e manutenção de uma obra por ele previamente projetada, financiada e construída. Em contrapartida há uma remuneração periódica paga pelo Estado e vinculada ao seu desempenho no período de referência. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Parceria_p%C3%BAblico-privada)

purpose city: cidade com propósito

O Dallas Arts District, através de um conjunto de oficinas para reimaginar a cidade do futuro de forma ampla, testou a hipótese que a cidade do futuro é aquela que existe por ter um propósito central claro.

Q
quantified health: saúde quantificada

Definir e expressar a saúde em números.

R
race: raça

Divisão tradicional e arbitrária dos grupos humanos, determinada pelo conjunto de caracteres físicos hereditários (cor da pele, formato da cabeça, tipo de cabelo etc.).

real-time context: contexto em tempo real

Sistema operacional destinado a servir os dados do processo de aplicação em tempo real.

refugees: refugiados

Toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo.

reinforcement learning: aprendizagem reforçada

A aprendizagem reforçada é uma área de aprendizagem de máquinas inspirada pela psicologia behaviorista, preocupada com a forma como os agentes de software devem tomar ações em um ambiente para maximizar alguma noção de recompensa cumulativa.

remanufacturing: remanufatura

Remanufatura é a reconstrução de um produto para as especificações do produto manufaturado original usando uma combinação de peças reutilizadas, reparadas e novas. Exige o reparo ou substituição de componentes e módulos desgastados ou obsoletos.

Remanufatura é um processo industrial que consiste nas etapas de desmontagem do produto usado, na limpeza de suas peças, na reparação ou substituição de peças danificadas, testes de qualidade do produto, updating (no caso de produtos eletro-eletrônico) e remontagem do produto que deverá apresentar perfeitas condições de funcionamento, iguais a de um produto novo. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Remanufatura)

resilient cities: cidades resilientes

Cidade Resiliente é aquela que desenvolveu capacidade para ajudar a absorver impactos e tensões futuras em seus sistemas e infraestruturas sociais, econômicas e técnicas para poder manter essencialmente as mesmas funções, estruturas, sistemas e identidade.  Por exemplo, os governos criam estratégias de adaptação e resistência aos impactos causados pelos desastres naturais.

reverse logistics: logística reversa

Prática utilizada nas operações logísticas para coleta e reuso de produtos e materiais descartados pelo processo de consumo. A logística reversa se tornou política pública e lei em diversos países como forma de responsabilizar o gerador do resíduo por recolhê-lo após o seu uso, assegurando uma destinação mais adequada que reduza ou elimine o impacto ambiental.

robotics | cobots: robótica | co-robôs

Robótica: ciência e técnica da concepção, construção e utilização de robôs. Co-robô (robô de colaboração): é um robô destinado a interagir fisicamente com os seres humanos em um espaço de trabalho compartilhado.

robotics revolution: revolução robótica

Além dos robôs que executam trabalhos manuais, como aspirar o pó da sala ou montar peças em uma fábrica, o desenvolvimento da inteligência artificial significa que os computadores são cada vez mais capazes de “pensar”, realizando tarefas analíticas uma vez vistas como exclusivas do julgamento humano.

S
seamless: seamless

Única rede integrada. Simplificação e agilidade em processos.

self improvement: auto-melhoria

Compromisso de uma pessoa para pensar e decidir por si mesma, implicando na aquisição de novas habilidades e na repetição de ações para melhorar os hábitos e as competências pessoais.

sensors: sensores

Um sensor é um dispositivo que responde a um estímulo físico/químico de maneira específica e mensurável analogicamente.

sharing city: cidade compartilhada

Cidades nas quais os habitantes se articulam e contam com plataformas – digitais ou presenciais – para compartilharem espaços, serviços ou bens.

sharing economy: economia compartilhada

Pessoas passam a trocar produtos ou serviços ao invés de comprá-los de grandes corporações

Sinal

Sinais (produtos, campanhas, modelos de negócio, tecnologias digitais e sociais, estudos) são manifestações diversas de comportamentos e de tecnologias emergentes que expressam relevância no contexto dos movimentos estudados em determinado tempo (período de tempo) e espaço ou região.

smart city: cidades inteligentes

Cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.

smart grid: rede inteligente

Rede inteligente é uma rede de fornecimento de eletricidade que usa tecnologia de comunicações digitais para detectar e reagir às mudanças locais no uso.

Nova arquitetura de distribuição de energia elétrica, mais segura e inteligente, que integra e possibilita ações a todos os usuários a ela conectados.  A energia tradicionalmente gerada, transmitida e distribuída de forma radial a partir de instalações das concessionárias poderá, também, ser gerada e integrada às redes elétricas a partir de unidades consumidoras. (Fonte:  http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/nossos_programas/Redes_Inteligentes/Paginas/as_redes_inteligentes.aspx)

social big data: volume de dados

Estruturados e não estruturados – que impactam os negócios no dia a dia.

social business: negócios sociais

Organizações que têm como missão solucionar um ou mais problemas sociais, que são financeiramente autossustentáveis e que reinvestem qualquer tipo de lucro obtido na maximização dos impactos sociais.

social entrepreneur: empreendedor social

Empreendedor social é uma pessoa que busca uma ideia inovadora com o potencial de resolver um problema de comunidade. Esses indivíduos estão dispostos a assumir o risco e o esforço para criar mudanças positivas na sociedade através de suas iniciativas.

social inclusion: inclusão social

Conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela classe social, educação, idade, deficiência, sexualidade, classe social ou raça.

social inequality: desigualdade social

A desigualdade social é a existência de oportunidades e recompensas desiguais para diferentes posições sociais ou status dentro de um grupo ou sociedade.

social innovation: inovação social

Novas soluções para problemas sociais e ambientais: mais eficazes, mais eficientes, mais sustentáveis ou mais justas do que as soluções existentes. O valor criado pela inovação social é revertido prioritariamente para o bem-comum (sociedade) ao invés de ser apropriado prioritariamente por indivíduos (privado).

social participation: participação social

Conjunto de indicadores de aferição da existência de medidas, por parte da gestão municipal, criando mecanismos de participação da sociedade na proposição, no acompanhamento, na fiscalização e no controle das ações do poder municipal.

social protection: proteção social

A proteção social consiste em políticas e programas destinados a reduzir a pobreza e a vulnerabilidade promovendo mercados de trabalho eficientes, diminuindo a exposição das pessoas aos riscos e aumentando sua capacidade de gerir riscos econômicos e sociais.

É a garantia de inclusão a todos os cidadãos que se encontram em situação de vulnerabilidade e/ou em situação de risco, inserindo-os na rede de Proteção Social local. A Proteção Social é hierarquizada em Básica e Especial. (Fonte:  http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/assistencia_basica)

social technology: tecnologia social

Considera-se tecnologia social todo o produto, método, processo ou técnica, criado para solucionar algum tipo de problema social e que atenda aos quesitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e impacto social comprovado.

social transparency: transparência social

Traços ou “rastros” deixados pelas pessoas no ambiente digital tais como redes sociais, sites, portais de conteúdo, feeds de notícias. A transparência social tem permitida às ferramentas de inteligência artificial como as APIS (application program interfaces) colher em tempo real dados sobre o perfil e comportamento das pessoas no ambiente digital.

social ventures: empreendimentos sociais

Organização que aplica estratégias comerciais para promover melhorais na sociedade e no meio ambiente, gerando impacto positivo em diferentes stakeholders. Os empreendimentos sociais podem ser estruturados como lucrativo ou não lucrativo e podem ser configurados como negócio social ou organização social. Os negócios sociais têm como prática reinvestir todo o lucro no próprio desenvolvimento do negócio em benefício socioambiental.

social-emotional learning: aprendizagem social-emocional

O aprendizado social e emocional é o processo através do qual as crianças e os adultos adquirem e aplicam efetivamente o conhecimento, as atitudes e as habilidades necessárias para entender e gerenciar as emoções, definir e alcançar metas positivas, sentir e mostrar empatia para os outros, estabelecer e manter relacionamentos positivos e tomar decisões responsáveis.

solid waste: resíduos sólidos

Materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados

start-up business: startup

Uma startup é uma atividade empreendedora, tipicamente uma empresa emergente e de rápido crescimento, que visa atender a necessidade de um mercado ao desenvolver ou oferecer um produto, processo ou serviço inovador.

Startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado. (Fonte:  https://www.significados.com.br/startup/)

streaming: fluxo de mídia

Forma de distribuição de dados, geralmente de multimídia através da internet no qual as informações não são armazenadas pelo usuário em seu próprio computador.

sustainability: sustentabilidade

A sustentabilidade é muitas vezes definida como o gerenciamento do resultado triplo – um processo pelo qual as empresas gerenciam seus riscos, obrigações e oportunidades financeiros, sociais e ambientais. Estes três impactos às vezes são referidos como lucros, pessoas e planeta.

O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line ou People, Planet, Profit corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Trip%C3%A9_da_sustentabilidade)

People – Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade.
Planet -Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade.
Profit – Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa.

sustainable cities: cidades sustentáveis

Cidades projetadas considerando o impacto ambiental e visando a minimização dos insumos necessários de energia, água e alimentos, produção de resíduos de calor, poluição do ar – CO2, metano e poluição da água.

Sustainable Development Goals: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

T
Tag

Tags são palavras chave que expressam conceitos, assuntos, temas e comportamentos ermergentes na sociedade. As redes sociais utilizam as hashtags (símbolo #) para uma busca inteligente de informação no ambiente ditital.
As tags possibilitam ainda revelar a força com que os movimentos têm aparecido, manifestado e intensificado na sociedade.

telehealth: telessaúde

Telessaúde tem sido concebida como o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para oferecer serviços e cuidados em saúde à distância.

Território

São espaços de oportunidade, linhas estratégicas de atuação, também conhecidos pelos white spaces. Territórios são recortes, contextos específicos da realidade futura apresentada pelas narrativas das visões

transgender: transgênero

Condição onde a expressão de gênero e/ou identidade de gênero de uma pessoa é diferente daquelas atribuídas ao gênero designado no nascimento.

U
universal basic income: renda universal básica

A renda básica universal é uma forma de segurança social em que todos os cidadãos ou residentes de um país recebem regularmente uma soma incondicional de dinheiro, seja de um governo ou de alguma outra instituição pública.

urban farming: agricultura urbana

Agricultura praticada em cidade ou metrópole, cultivando, produzindo, criando, processando e distribuindo uma diversidade de produtos alimentares e não alimentares, utilizando os recursos humanos e materiais, produtos e serviços encontrados dentro ou em redor da área urbana.

urban innovation: inovação urbana

Conjunto de ações que trata dos problemas e desafios do convívio urbano de forma inovadora.

urban interventions: intervenções urbanas

Movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais das grandes metrópoles.

urban spaces: espaços urbanos

Organização espacial da cidade ou simplesmente o espaço urbano fragmentado em áreas.

urbaneering: engenharia urbana

Termo criado por um grupo de arquitetos, designers, ecologistas e artistas em Nova York para impulsionar um movimento de intervenções urbanas combinando estes diferentes campos do conhecimento.

ux – user experience: experiência de usuário

Termo para o nível de satisfação geral dos usuários enquanto usam o seu produto ou sistema.

V
Venture capital

Venture capital é o nome usado para descrever todas as classes de investidores de risco. Mesmo assim, em geral, os fundos de venture capital investem em empresas de médio porte, que já tem um faturamento expressivo, mas que ainda precisam dar um salto de crescimento. Com o investimento, o objetivo é ajudar essas empresas a expandir e alcançar o seu potencial máximo. (Fonte:  https://endeavor.org.br/venture-capital/)

É uma modalidade de investimentos alternativos utilizada para apoiar negócios por meio da compra de uma participação acionária, geralmente minoritária, com objetivo de ter as ações valorizadas para posterior saída da operação. (Fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Capital_de_risco)

O venture capital é uma modalidade de investimento na qual investidores aplicam recursos em empresas com expectativas de rápido crescimento e elevada rentabilidade. Este investimento acontece por meio da aquisição de ações ou direitos de participação. Esta forma de operação, diferente de um financiamento, implica, além da entrada de recursos financeiros, em um compartilhamento de gestão do investidor com o empreendedor. (Fonte:  http://ibmec.org.br/geral/o-que-e-venture-capital/)

Visões

Criadas a partir da combinação de tendências (movimentos), sinais e evidências em maior ou menor intensidade no contexto, somada a um repensar e requestionar modelos, padrões, paradigmas e paradoxos, bem como mitos, rituais e símbolos, as visões são narrativas prospectivas e/ou especulativas ou seja possíveis cenários futuros.

vr – virtual reality: realidade virtual

Tecnologia cujo mecanismo é aplicado a uma interface que conecta os usuários e utiliza um sistema informatizado, para construir uma plataforma realista e proporcionar ao visitante uma sensação de que o que se está vendo é praticamente parte do real.

W
wearables: “tecnologias vestíveis”

Consistem em dispositivos tecnológicos que podem ser utilizados pelos usuários como peças do vestuário.

wellness: bem-estar

Qualidade ou estado de estar saudável de corpo e mente, especialmente como resultado de esforços deliberados.

wireless solutions: soluções sem fio

Soluções para problemas sociais que utilizam da tecnologia de conexão sem fio.

work life balance: equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Priorização apropriada entre trabalho (carreira e ambição) e estilo de vida (saúde, lazer, família e espiritualidade).

Z
zerofootprint: carbono zero

Iniciativa que consiste em conferir uma certificação a empresas que assumem o compromisso de compensarem toda a emissão de gás carbônico decorrente de suas atividades industriais através do reflorestamento.