Finlândia

Finlândia é o país com o melhor sistema de educação do mundo.

Segundo o relatório do World Economic Forum, Global Competitiveness Report de 2015, o melhor sistema educacional do mundo é o da Finlândia. O país frequenta rotineiramente o topo de rankings globais de sistemas de educação e é famoso por não segregar os alunos por nível de aprendizado – todas as crianças, independentemente da capacidade, são ensinadas nas mesmas classes. Como resultado, a diferença entre os alunos mais fracos e mais fortes é a menor do mundo. As escolas finlandesas também dão relativamente pouco trabalho de casa e contam com apenas um exame nacional obrigatório, aos 16 anos.

• Em seu relatório, o World Economic Forum avalia os sistemas de educação dos países conforme índice de matrícula, qualidade da educação (segundo avaliação de líderes empresariais), formação acadêmica e profissional dos educadores, e desempenho em testes internacionais (como PISA).
  • Segundo o ranking de sistema educacional divulgado pela britânica Pearson PLC, em 2014, e considerando somente o desempenho escolar dos alunos por leitura, matemática e ciências, a Coréia do Sul situa-se no topo do ranking mundial.
  • Enquanto a Finlândia adota um sistema não-competitivo de educação, a educação da Coréia do Sul é descrita como extremamente estressante, autoritária, brutalmente competitiva e meritocrática. Ele enfatiza a alta pressão e alto desempenho.
  • O Young Happiness Index 2014, calculado pela OCDE, revelou que 67,6% dos jovens sul-coreanos se dizem satisfeitos com a própria vida (contra a média da OCDE de 85,8%). O índice mais baixo do que a média é atribuído, principalmente, à pressão nos estudos.

Sinais de Educação