Estônia

Estados usam tecnologia para se conectar com os cidadãos e acessar a realidade digital que ultrapassa suas fronteiras geográficas.

O governo da Estônia lançou em 2015, um programa de e-residência, para que os cidadãos locais e também os estrangeiros possam acessar digitalmente os serviços e as facilidades oferecidas pelo governo. Em um mundo cada vez mais conectado, as fronteiras geográficas são ultrapassadas pelas fronteiras digitais.

• O programa é operacionalizado por um cartão de identificação com chip, que disponibiliza aos cidadãos acesso a mais de mil serviços de governo eletrônico, como a declaração de impostos e votação, quase instantaneamente e apenas por um website.
  • O programa também oferece a qualquer pessoa, em qualquer lugar, uma identidade digital emitida pelo governo da Estônia e a possibilidade de iniciar e operar um negócio online, de acordo com as regulamentações locais. Os estrangeiros que se tornam e-residentes não têm automaticamente direito à residência física no pequeno Estado báltico, mas podem basear ali a sua vida financeira online.

Sinais de Estado, Política e Representatividade