Distinguished Careers

Stanford proporciona segunda carreira para executivos experientes.

Em 2014 a Universidade de Stanford (EUA) lançou o Distinguished Careers Institute, um curso anual exclusivamente dirigido para executivos com 20 a 30 anos de experiência profissional em posições de liderança, e que buscam novas trajetórias de carreira. O curso tem como objetivo firmar a atuação da universidade na segunda parte da vida profissional dos executivos. Segundo estudos da Pew Research Center, o percentual de norte-americanos ativos com idade superior a 65 anos deve aumentar de 18,8% em 2016 para 32% até 2020.

Saiba mais:

• Em 2015, aproximadamente 22% de idosos (acima de 60 anos) trabalhavam no Brasil. O principal motivo era a necessidade de complementação de renda. (Fonte: Ibre/FGV).
  • Um grupo de sociedades acadêmicas no Japão, incluindo a Sociedade Gerontológica do Japão e a Sociedade Japonesa de Geriatria, propõe redefinir a idade mínima da categoria de ‘idoso’ (elderly) dos atuais 65 anos para 75 anos. As pessoas entre 65 e 74 anos seriam definidas como ‘semi-idosos’ (semi-elderly), significando que elas ainda podem se envolver plenamente em atividades sociais, incluindo o trabalho. A proposta se baseia em aspectos exclusivamente médicos, e decorre da melhora da condição de saúde dos idosos. Caso confirmada, essa definição repercutirá nas discussões públicas sobre o futuro da seguridade social e do sistema de emprego, que atualmente classificam aqueles acima de 65 anos como beneficiários do sistema de bem-estar social. (Fonte: http://www.japantimes.co.jp/opinion/2017/01/10/editorials/redefining-elderly-age/#.WSxjRevyvIU).
  • Segundo o relatório ‘How will global ageing affect consumer spending?’ do Global Economic Forum de janeiro de 2015, a mudança na demografia do mundo com aumento relativo da população idosa tem repercussão no mercado de consumo. Considerando que consumidores mais velhos procuram mais por serviços relacionados com experiências e Saúde, do que gadgets tecnológicos, a mudança demográfica deverá impulsionar a demanda por mão-de-obra nesses setores. O relatório informa que no Canadá e nos Estados Unido, os segmentos de mais rápido crescimento em termos de emprego têm sido em lazer, recreação e saúde.

Sinais de Diversidade e Inclusão