Crescimento Populacional

O desafio do século é fazer com que o planeta consiga sustentar mais de 10 bilhões de habitantes.

Segundo o World Population Prospects da ONU, a população do mundo deverá atingir 9,6 bilhões em 2050 e, já em 2030, metade dela viverá em áreas com severa escassez de água, segundo o Conselho Nacional de inteligência dos Estados Unidos. Estima-se que até 2030 a demanda no mundo aumentará em 50% por energia, 40% por água e 35% por alimento. A crescente demanda por recursos naturais e as mudanças climáticas causadas pelo homem são grandes desafios para a humanidade no futuro.

• 50% do crescimento da população do mundo, até 2050, acontecerá na África.
  • Março de 2017 foi o 2° mês de março mais quente em 137 anos de registros, de acordo com a análise mensal de temperaturas globais da NASA Goddard Institute for Space Studies (GISS) em Nova York.
  • Ao prosseguir a tendência de aquecimento global no ritmo atual, a produtividade agrícola na África deverá cair 50% em 60 anos. (Fonte: Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente).
  • O relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – The Emission Gap Report 2016 – revela que as emissões de 2030 deverão atingir entre 54 e 56 giga toneladas de dióxido de carbono, muito acima do nível aceitável (42 giga toneladas) para que o planeta tenha alguma chance de limitar o aquecimento a 2°C neste século.

Sinais de Estado, Política e Representatividade