Fundação Telefonica - Vivo

Visões de Futuro +15

Toolkit

O objetivo desta metodologia é apresentar à comunidade um modo de projetar estrategicamente o futuro e deveria ser aplicado em contextos organizacionais de reorientação estratégica, incerteza em relação ao futuro e abertura para o novo (inovação, novos negócios).

Sua aplicação deveria envolver lideranças, especialistas, parceiros e demais stakeholders num diálogo cocriativo e construtivo. Nas organizações, as áreas de planejamento estratégico, inovação, pesquisa e desenvolvimento, design, novos negócios, marketing e recursos humanos têm impulsionado este movimento como forma de aproximar o presente do futuro.

A metodologia está dividida nos seguintes toolkits:

Toolkit 1 – Prospectar Tendências, Sinais e Evidências

Baixar Arquivos Arquivo .pdf (651 Kb)

Toolkit 2 – Explorar Visões, Narrativas ou Cenários Futuros

Baixar arquivo Arquivo .pdf (771 Kb)

Toolkit 3 – Alinhar o Portfólio de Projetos às Tendências

Baixar arquivo Arquivo .pdf (449 Kb)

Toolkit 4 – Perspectivas Futuras

Baixar arquivo Arquivo .pdf (314 Kb)