Colombian Workforce SIB

Novo modelo de financiamento social para atrair o capital privado.

Em março de 2017 a Colômbia assinou um Social Impact Bond (SIB), passando a ser o primeiro país em desenvolvimento a assinar um contrato de impacto social, um novo instrumento de captação de recursos para projetos sociais. A Colombian Workforce Social Impact Bond irá financiar a capacitação para apoio ao emprego em Bogotá, Cali e Pereira. Trata-se de modelo de financiamento de projeto social por investidor privado cujo capital investido é reembolsado por entidade pública, na medida em que o projeto atinge metas quantitativas previamente definidas.

Saiba mais:

• Enquanto a taxa de desemprego na Colômbia caiu dramaticamente desde 2000, ela permanece elevada entre as populações vulneráveis, como os jovens e as mulheres, que são mais propensos a trabalhar no setor informal da economia. Além disso, as diferenças salariais entre a média nacional e os mais vulneráveis, ou seja, os afro-colombianos e população indígena, é muito elevada.
  • Os investidores no SIB da Colômbia são uma coalizão de fundações, incluindo Fundação Corona, Fundação Bolivar Davivienda e Fundação Mario Santo Domingo. Caso o projeto tenha êxito, o reembolso dos investidores será feito pela Prosperidad Social, uma entidade do governo nacional colombiano, e o governo da Suíça.
  • A primeira experiência de SIB ocorreu no Reino Unido em 2010. A emissão teve como objetivo financiar um programa de reabilitação de detentos no sistema prisional de Peterborough.

Sinais de Ação e Impacto Social