Ashok Sridharan

Bonn tem o primeiro prefeito descendente de asiáticos na Alemanha.

Em 2015, Ashok Sridharan, filho de imigrantes indianos se tornou o primeiro prefeito de origem asiática na Alemanha. Apesar de outros prefeitos de origem asiática governarem cidades importantes da Europa, como Sadiq Khan, o prefeito de Londres, a eleição de Sridharan tem um aspecto peculiar: a cidade de Bonn tem menos de um terço de população imigrante e apenas 0,4% de origem indiana. Sua eleição pode ser um caso de sucesso individual ou resultado da política multiculturalista da Alemanha.

• A Alemanha é um dos países europeus que adota a política do multiculturalismo, ou seja, a manutenção de culturas étnicas distintas dentro de um país.
  • Alemanha tem sido um dos países europeus que mais tem recebido refugiados de guerra na atual crise que assola Síria e região. Foram mais de 1,1 milhão de pessoas acolhidas entre 2015 e 2016 provenientes da Ásia e da África.
  • A Alemanha é o segundo destino mais popular no mundo para imigrantes, depois dos Estados Unidos. Em 2013, mais de 10 milhões de pessoas, ou pouco mais de 12% da população, eram egressos de outros países. (Fonte: Foreign Affairs, março/abril de 2015)
  • Existe, porém, certa contestação interna sobre essa política, tendo em vista a preocupação provocada pelo radicalismo islâmico. Em pronunciamento feito em dezembro de 2015, Angela Merckel, chanceler da Alemanha, afirmou que “O multiculturalismo leva a sociedades paralelas e, portanto, permanece uma mentira da vida, uma farsa”.

Sinais de Diversidade e Inclusão