As maiores empresas do mundo

As maiores empresas do mundo são digitais, mas no Brasil as maiores ainda pertencem à indústria convencional.

Alphabet (holding que controla a Google), Amazon, Apple, Facebook e Microsoft são as cinco maiores empresas por valor de mercado no mundo. (Fonte: Bloomberg, Maio de 2017).

• Todas essas empresas são pertencentes ao segmento de tecnologia em software e internet.
  • De cada US$ 1 gasto pelos norte-americanos em compras online, Amazon recebe US$ 0,50.
  • Em 2016 praticamente todo o aumento de receita de publicidade digital nos Estados Unidos ficou com Google e Facebook.
  • Em 2006 a lista das cinco maiores empresas do mundo, por valor de mercado, eram a Exxon Mobil, General Electric, Gasprom, Microsoft e Citigroup. Exceto a Microsoft, elas são empresas de segmentos tradicionais da economia: petróleo, bens de capital, bens de consumo e produtos financeiros.
  • No Brasil as maiores empresas por capitalização, em maio 2017, eram Ambev, Itaú, Petrobras e Bradesco. Assim como os top-5 mundiais de 2006, elas pertencem aos segmentos tradicionais da economia: bebidas, produtos financeiros e petróleo.
  • Em fevereiro de 2017 a Kraft Heinz, controlada pela 3G Capital, de Jorge Paulo Lemann, Marcel Herrmann Telles e Carlos Alberto Sicupira, e a Berkshire Hathaway de Warren Buffet, fizeram uma proposta de fusão com a Unilever, no que seria a maior aquisição de uma empresa estrangeira nos Estados Unidos, e a maior na história no segmento de consumo, em uma transação de US$ 143 bilhões. A oferta foi recusada pelos acionistas controladores da Unilever.
  • 3G Capital tem um histórico recente de grandes aquisições no mercado de consumo mundial. Os seus investimentos são direcionados a empresas que detém marcas fortes e atuam em mercados tradicionais. Ao invés de investir em inovação tecnológica de seus produtos, a gestão da 3G Capital busca agregar valor através de maximização da marca e ganhos de eficiência de processo, invariavelmente com corte de estrutura e redução do número de funcionários.

Sinais de Negócios